V Workshop Internacional

Testes de Diagnóstico com Qualidade Assegurada e Acessíveis para Programas de Saúde Pública foi o tema principal do V Workshop Internacional, realizado nos dias 14 e 15 de maio, no Hotel Meliã, em Lima – Peru. Este foi o primeiro workshop da ALADDIV realizado fora do Brasil e serviu para sensibilizar os diversos atores que atuam neste segmento sobre a importância do diagnóstico seguro e acessível em programas de saúde pública. Profissionais da saúde representando a academia, a indústria, e os ministérios da saúde de diversos países participaram do workshop e expuseram avanços e dificuldades do setor.

A abertura do evento contou com a apresentação de um vídeo do Presidente do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde – ISAGS e ex ministro da saúde, Dr José Gomes Temporão, que saudou os participantes do workshop pela oportunidade de discussão de temas tão relevantes para a saúde global.

No primeiro dia foram abordados o valor do diagnóstico em programas de saúde pública e os desafios no controle de produtos. O papel do diagnóstico na descoberta de surtos, a introdução de novas tecnologias diagnósticas para a saúde materna e infantil, o uso de testes rápidos como ferramentas de saúde pública, a convergência regulatória, a tecnovigilância e o controle de qualidade de produtos, dentre outros, foram os temas discutidos.

O segundo dia do evento trouxe experiências globais de convergência regulatória desenvolvidas na África, na Ásia e nos países que compõem o International Medical Device Regulators Forum – IMDRF. Contou ainda com palestra proferida pelo Presidente da ALADDIV, Carlos Gouvêa, apresentando o trabalho da Aliança. Em seguida, foi apresentada a estratégia brasileira no combate a doenças sexualmente transmitidas e HIV e o controle sanitário de produtos realizado pela DIGEMID, autoridade sanitária peruana.

Para Carlos Gouvêa, ficou clara a existência de “um grande espaço para a convergência da regulação e uma combinação de esforços entre os países, não apenas latino-americanos, mas de todo o mundo”.

O próximo encontro está previsto para outubro, em Bogotá, Colômbia.

Fotos

Apresentações