IV Workshop Internacional

Entidades nacionais e internacionais de saúde debatem o papel dos diagnósticos nos programas de Saúde Pública

Os Testes de Diagnóstico com Qualidade Assegurada e Acessíveis para Programas de Saúde Pública foi o tema principal do IV Workshop Internacional, edição realizada nos últimos dias 3, 4 e 5 de novembro, no ParlaMundi/LBV, em Brasília.

Entre as autoridades do segmento saúde que estiveram presentes na abertura oficial do evento, no dia 3 de novembro, estavam o presidente da Aliança Latino Americana para o Desenvolvimento do Diagnóstico In-Vitro, ALADDIV, Carlos Eduardo Gouvêa, o presidente da Câmara Brasileira do Diagnóstico Laboratorial, CBDL, Fábio Arcuri, o diretor da ANVISA, José Carlos Moutinho e o coordenador-geral da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Paulo Henrique Dantas Antonino.

A presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, SBPC/ML, Paula Távora e o diretor presidente da TecPar, Júlio Felix, também estiveram na solenidade de abertura.

A médica sanitarista canadense dra Rosanna Peeling, da London School oh Hygiene & Tropical Medicine, a médica australiana dra Anita Sands, da Organização Mundial da Saúde, OMS e o médico dr. Ron Ballard, do CDC – Center of Disease Control da Organização Panamericana de Saúde, OPAS, foram presenças marcantes durante todo o encontro que também contou com representantes das agências reguladoras de países da América Latina como Cuba, Peru, Chile, Panamá e Brasil.

O Papel do IVD nos Programas Mundiais de Saúde Pública foi a conferência inicial do IV Workshop Internacional com a apresentação da dra Rosanna Peeling, da London School oh Hygiene & Tropical Medicine. Em seguida, Fábio Mesquita, diretor do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, apresentou a nova versão do TELELAB, sistema de treinamento para profissionais de saúde, cujo foco é o diagnóstico laboratorial em DST/AIDS.

A Convergência Regulatória foi o mote do primeiro painel realizado no dia 4 de novembro, com moderação da dra. Adele Benzaken, do DDAHV/Ministério da Saúde. Anita Sands e Ron Ballard também participaram do debate. Concomitantemente, o painel Inovação de Tecnologias em IVD para DST, HIV e Hepatites Virais foi apresentado e moderado por Miriam Franchini, do DAHHV/Ministério da Saúde.

Logo após, representantes das agências reguladoras/vigilância sanitária de países da América Latina como Peru, Cuba, Chile e Brasil mostraram seus avanços em regulação ao longo dos anos.

O IV Workshop Internacional também trouxe à tona, o tema Testes Rápidos, que foi abordado por especialistas como Zach Katz, do Clinton Health Acess Iniciative (CHAI), Marc Matthews, presidente da Alere da África do Sul, Orlando Ferreira e Liz Lewis do IOC/Fiocruz.

No dia 5, foi a vez de Fábio Mesquita, do DAHHV/Ministério da Saúde apresentar o painel Desafios Atuais dos programas de DST, AIDS e Hepatites Virais. Em seguida, a epidemia do Ebola foi detalhada com a experiência sul-africana na liderança do National Health Laboratory Service no combate à doença na África, além da preparação do Brasil para a prevenção, diagnóstico e o combate ao mal.

No último painel, Marcella M.V. de Abreu, da ANVISA, discorreu sobre a Avaliação e Incorporação de Novas Tecnologias e dr Cláudio Maierovitch do Ministério da Saúde, falou sobre a Resistência Microbiana.

Carlos Eduardo Gouvêa, presidente da ALADDiV terminou o encontro discursando sobre a necessidade da união de todos os atores do segmento. “É preciso um maior envolvimento dos stakeholders em IVD como indústria, academia, profissionais de saúde, instituições, laboratórios públicos e privados”, afirmou. Na opinião do dirigente, vários são os desafios para alavancar o desenvolvimento do diagnóstico in vitro na América Latina, entre eles, a convergência regulatória com qualidade assegurada, a cooperação internacional e um maior acesso em IVD nos programas públicos.

Estão previstos diversos encontros sobre IVD para 2015 nos países que compõe a ALADDiV: fevereiro (Peru), abril (Paraguai), junho (Honduras), agosto (Chile), outubro (Colômbia) e novembro (México).

Fotos

Videos