Foi eleita em 1º de novembro, último dia do Workshop Internacional Testes de Diagnóstico com Qualidade Assegurada e Acessível para Programas de Saúde Publica, na sede do Tecpar, em Curitiba, PR, a primeira diretoria da ALADDiV – Aliança Latino Americana para Desenvolvimento do Diagnóstico in-Vitro.

A eleição foi realizada durante a primeira assembleia da entidade. Na presidência está Carlos Eduardo Gouvêa (Brasil), na vice-presidência, Freddy Tinajeros (Honduras), como diretor científico, Segundo Leon (Peru), e na secretaria, Graziela Russomando (Paraguai).

Ainda durante a assembleia, foi decidido que, do ponto de vista prático, será adotada para a ALADDIV a mesma plataforma hoje utilizada pela RedETSA – Rede Latino Americana de Avaliação em Tecnologia da Saúde (ATS), coordenada pela OPAS – Organização Panamericana da Saúde.

Neste sentido, Christophe Rerat, representante do órgão, explanou quão benéfico tem sido para os países se comunicarem e avançarem em termos de discussão sobre ATS. Ele frisou que seria muito interessante avaliar a possibilidade de expandir-se para os projetos de convergência regulatória usando-se o sistema já desenvolvido.